sexta-feira, 28 de março de 2008

Jogo para celular é aposta da Contigo! e Abril Digital

Abril Digital lança o jogo para celular "Que celebridade é essa?", em parceira com a Contigo!.

Os participantes acessam fotos que revelam, parcialmente, rosto e corpo das celebridades e devem adivinhar quem são, por meio do wap site da revista - wap.contigo.com.br. Cinco jogos com cinco perguntas cada já estão no ar.

TV no celular: como funciona?

Assistir a programas de TV em alta definição na telinha do celular, em breve, será um recurso comum nos telefones móveis à venda no Brasil. Até abril, chegam ao mercado os modelos V820L, da Samsung, e CTV41, da Semp Toshiba, que custarão, respectivamente, entre R$ 1,6 mil e $ 1,7 mil, e R$ 1,2 mil e R$ 1,6 mil. Até o fim do ano, outros aparelhos capazes de receber TV digital estarão nas lojas.

Como funciona?
Para ver TV digital no celular é preciso, primeiro, ter um telefone compatível com esse recurso, como os dois anunciados por Semp Toshiba e Samsung. Os modelos com essa funcionalidade são equipados com uma antena para receber o sinal de televisão e com um software compatível com o padrão de TV digital brasileiro, que é diferente do europeu e do americano, e tem características do japonês, mas não é igual.

"Podemos fazer uma analogia com celulares com rádio AM/FM, que você liga, seleciona no menu e escuta a estação escolhida. Vai ser a mesma coisa no celular", diz Mário Fried, coordenador de projetos do CESAR (Centro de Estudos Aplicados do Recife), que desenvolve projetos de tecnologia.

Além disso, o usuário precisa estar em uma região que receba sinal de TV digital. Por enquanto, apenas a capital de São Paulo tem cobertura, embora até o fim do ano a TV digital deva chegar a outras cidades brasileiras, segundo o cronograma do Ministério das Comunicações.

Novela na telinha?
O padrão de TV digital brasileiro permite que as emissoras transmitam gratuitamente seus programas para qualquer dispositivo capaz de receber o sinal, como aparelhos de TV ou telefones móveis. Isso significa que o usuário não precisará pagar para ver televisão aberta em alta definição na telinha do celular. Mas ver um capítulo inteiro da novela das oito no display do aparelho será uma experiência confortável?

André Varga, gerente de produto da Samsung, explica que a fabricante fez mudanças em seus aparelhos para melhorar a experiência do usuário ao ver vídeos no celular. "Em geral, a altura da tela do celular é maior que a base e normalmente assistimos a vídeos na posição 3x4, com a base maior que a altura. Por isso, o mercado teve que encontrar soluções, como tela giratória ou o software que permite que a imagem se adapte automaticamente à posição da tela".

Fried, do CESAR, diz que a duração da bateria dos aparelhos capazes de receber sinal de TV digital terá que ser maior do que a dos modelos sem esse recurso. Durante o período de definição sobre qual seria o padrão de TV digital brasileiro, emissoras e operadoras travaram uma disputa. As teles defendiam a adoção de um padrão que tornasse obrigatório o uso de suas redes. As redes de televisão queriam transmitir conteúdo para telefones móveis livremente, sem a participação das operadoras de telefonia. As emissoras levaram a melhor, mas especialistas acreditam que o grande filão da TV digital móvel é a produção de conteúdo específico para esta nova mídia.

"Uma coisa é ver um conteúdo premium no celular, como o resumo do capítulo da novela das oito, por exemplo, outra coisa é assistir à novela ao vivo, no horário que ela vai ao ar. A experiência é muito diferente", analisa Alexandre Borin, diretor no Brasil do Ericsson Mobility World. Fried acredita que em pouco tempo, emissoras e operadoras criarão produtos específicos para esta nova mídia. "Defendo que a programação para celular seja diferente, com, por exemplo, os melhores momentos de um jogo ou do capítulo da novela. No primeiro momento não vai ser assim, mas em um futuro próximo o conteúdo que for transmitido para o celular tera que ser diferenciado", prevê.

Fonte: WNews
Envie para um amigo
Sony traz ao Brasil impressora fotográfica profissional 28/3/2008 14:54:00
A Sony Brasil amplia sua linha de impressoras fotográficas digitais para uso profissional com a chegada do modelo UP-DR200, que integra a linha de impressoras de alto volume: uma foto 10 x 15 cm. é impressa em apenas 8 segundos. O novo modelo - que substituirá a UP-DR150 - chega ao mercado em março e apresenta alto desempenho em produção, gerando assim mais rentabilidade aos profissionais do ramo fotográfico. Com apenas um rolo de papel, a impressora suporta uma carga de 700 impressões 10 x 15 cm., possibilitando até 450 impressões por hora. Isso torna o equipamento ideal para eventos, quiosques e lojas de fotografia.

A UP-DR200 oferece a exclusiva tecnologia Pro Matte, que permite a impressão das fotos com acabamento fosco, à prova de impressão digital. Os profissionais que preferem imprimir uma foto com acabamento brilhante, no entanto, também podem usar esse equipamento - basta mudar a configuração para ter o resultado ideal às suas necessidades. Tudo isso sem necessidade de mudar o rolo de papel.

Fonte: http://www.adnews.com.br/

Por que as empresas de internet querem invadir o seu celular?

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!
Publicada em 28 de fevereiro de 2008 às 07h30
Atualizada em 28 de fevereiro de 2008 às 11h36


São Paulo - Entenda porque empresas como Google, Microsoft e Yahoo estão investindo cada vez mais pesado em internet móvel.

empresas_celular_88.jpgEsqueça as tradicionais marcas de celulares. Depois da Apple, que roubou a cena com seu iPhone, quem mais se destacou no mercado de mobilidade em 2007 não foi nenhuma grande fabricante de aparelhos ou operadora, mas sim uma empresa de internet: o Google.

A indústria parou para acompanhar o anúncio da plataforma Android, que foi muito além de um único aparelho com a marca Google (o Gphone, que muitos aguardavam), oferecendo um ambiente completo para celulares, que os desenvolvedores poderão povoar com os mais diversos aplicativos.

Mas o Google não está sozinho nesta corrida à mobilidade. Outros gigantes da internet, como Microsoft e Yahoo, vêm anunciando numerosos acordos com operadoras e fabricantes de aparelhos, além de esforços para adaptar seus produtos mais populares ao universo do celular.

O motivo mais evidente é que há três vezes mais celulares que computadores no mundo. “Muitas pessoas farão o seu primeiro acesso à internet pelo celular, e não pelo computador”, opina Leonardo Tristão, diretor de novos negócios do Google. “O futuro da internet é móvel. É a próxima grande fronteira”, concorda Marcos Lopes, diretor de marketing da TIM.



































Mesmo com as restrições atuais nos custos de acesso a dados pelo celular – especialmente nos mercados em estágio de desenvolvimento, como o brasileiro –, os usuários de internet móvel já passam de 400 milhões no mundo – um terço dos internautas que navegam pelo PC – e a previsão é de que cheguem próximo à marca de 1 bilhão dentro de três anos, segundo o eMarketer.

Yahoo estréia busca em celulares da Vivo

Por Daniela Moreira, editora assistente do IDG Now!
Publicada em 27 de março de 2008 às 15h54


São Paulo - Ferramenta permitirá que usuários encontrem conteúdos para download e informações.

A Vivo anunciou nesta quinta-feira (27/03) a estréia da ferramenta de buscas do oneSearch do Yahoo no seu portal wap, que tem uma audiência de mais de 3 milhões de visitantes únicos mensais.

> Empresas de internet querem seu celular

O motor de buscas do Yahoo permitirá que os usuários encontrem conteúdos para download e informações relevantes dentro do site da operadora, incluindo notícias, imagens, informações financeiras, previsão do tempo, e, no futuro, mapas, cinemas e o serviço local.

A tecnologia também viabiliza a publicidade nos resultados de busca, por meio da exibição de banners.

Inicialmente, os anúncios não serão relacionados ao conteúdo da busca, mas no futuro o objetivo é oferecer publicidades mais personalizadas. “No futuro [a publicidade] terá mais foco”, assegura Roger Solé, diretor de marketing do segmento premium da Vivo.

De acordo com o executivo, ainda não há anunciantes fechados para o serviço, mas as negociações estão avançadas, tanto com empresas da área de celulares quanto com companhias de outros ramos presentes no Brasil.

Recentemente, a operadora anunciou outra ofensiva na área de internet no celular, fechando um acordo com a Microsoft e a Motorola para levar os serviços Live – incluindo MSN Messenger, Hotmnail e Spaces – para os celulares por um custo fixo mensal.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Mobile Search Marketing

Olá pessoal.

Já pensando em Otimização de sites para Mobile, em minhas pesquisas, encontrei um site com algumas informações sobre este serviço.
http://www.mobilesearchmarketing.com

Lá encontrei algumas dicas pertinentes sobre otimização, que valem para sites mobile:


Para melhorar o rankeamento do seu site, atualmente temos duas plataformas de cadastro do site Mobile:

1- Yahoo















2- Google













Abraços.

É du Borges

segunda-feira, 24 de março de 2008

Mobile Web Best Practices 1.0 - W3C


Como não ficar surpreso, a cada minuto no mundo Mobile Marketing?

Agora W3C para Mobile?

Com certeza... segue o link para a documentação completa da W3C.



http://www.w3.org/TR/2006/CR-mobile-bp-20060627/

Abs

É du Borges

domingo, 23 de março de 2008

Opera promete experiência de desktop em novo browser para celular

Por Techworld / Reino Unido

Londres - Opera Mobile 9.5 promete carregar páginas duas vezes mais rápido do que o IE Mobile e oferecer experiência de desktop no celular.

A Opera Software anunciou na terça-feira (05/02) a mais nova versão do navegador para smartphones Opera Mobile, que promete ao usuário uma experiência semelhante à de browsers para computadores.

A principal característica do Opera Mobile 9.5 é a ferramenta Presto e sua rapidez para carregar páginas, que podem ser abertas com velocidade duas vezes e meia maior do que a do Internet Explorer Mobile, da Microsoft, afirma a desenvolvedora. A Presto também melhora a resposta dos sites em linguagens mais pesadas como JavaScript e AJAX.

“O Opera Mobile é o resultado do compromisso de oferecer a usuários de celulares uma experiência na Web com qualidade”, disse Jon von Tetzchner, Chief Executive Officer (CEO) da Opera Software.

“As novidades do Opera Mobile 9.5 e o acesso mais fácil à informação tornaram a experiência em navegadores móveis mais atraente, o que pode futuramente estimular a adoção da Internet móvel”, ele acrescenta.

Além da velocidade, o Opera Mobile 9.5 ganhou outras ferramentas úteis. Por exemplo, a ferramenta Zoom and Pan torna a leitura de documentos mais agradável. O novo browser também salva páginas para navegação offline, possui gerenciador de senhas e a função que completa endereços da Internet.

O Opera Widgets - para miniaplicativos - permite que o conteúdo seja acessado pela tela inativa do aparelho e o usuário pode ligar para números a partir de sites e enviar imagens da Internet pelo MMS ou por e-mail. A nova interface tem até um modo descansar, ativado quando o usuário fica muito tempo sem mexer na tela, possibilitando que ele visualize o site com tela cheia.
Christian Harris, editor do Techworld, de Londres

Windows Mobile terá suporte a conteúdos em Flash e documentos em PDF

Por IDG News Service/EUA
Publicada em 17 de março de 2008 às 09h35
Atualizada em 17 de março de 2008 às 09h36


A Microsoft anunciou, nesta segunda-feira (17/03), um acordo com a Adobe para licenciar o Adobe Flash Lite, o Flash Player para dispositivos móveis, e o Adobe Reader LE software. Desta forma, aparelhos que rodam o Windows Mobile podem visualizar conteúdos em Flash no navegador Internet Explorer Mobile, além de arquivos no formato PDF.

O anúncio significa que os dispositivos com o sistema operacional Windows Mobile terão suporte tanto ao Flash como ao Silverlight, plataforma da Microsoft que permite o desenvolvimento de aplicações multimídia para internet.

O prazo para a integração ainda não foi revelado, mas a Adobe espera ver os novos celularer com suporte ao Flash no final do ano. "Os engenheiros terão de trabalhar juntos para integrar a tecnologia, e então as plataformas serão distribuídas aos fabricantes" disse Anup Murarka, diretor técnico de marketing para mobilidade e dispositivos da Adobe.

No início do mês, a Microsoft anunciou que a Nokia usará o Silverlight. A fabricante finlandesa informou que espera distribuir os aparelhos da série 60 compatíveis com a plataforma da Microsoft no final deste ano. Posteriormente fará a integração do Silverlight nos celulares da série 40 e em seu Internet Tablet.

Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG estão oferecendo terminais com suporte a Flash, informa Murarka. O iPhone, na Apple, não faz parte da lista. "Adoraríamos ver o Flash chegar ao iPhone", declarou o executivo da Adobe. Para que isso aconteça, assim como qualquer outro fabricante, a Apple terá de trabalhar em conjunto com a Adobe e licenciar o Flash para o iPhone.

"Quando tivermos a oportunidade de analisar o SDK o iPhone, e se ele for um veículo para a oferta de uma solução, ficaremos ansiosos para trabalhar com a Apple", afirmou Murarka.
Nancy Gohring, editora do IDG News Service, de Seattle.

Associaçao de marketing mobile será anunciada semana que vem

A Mobile Marketing Association, entidade que determina as diretrizes das açoes de marketing no celular e está presente em 40 países, chega ao Brasil agora em março. Será anunciada na 4a feira da semana que vem durante o 1° Fórum de Mobile Marketing da América Latina, que acontecerá em Sao Paulo. Receba o Blue Bus por SMS, assine aqui. 19/03 Blue Bus